Análise Call of Duty 4
A principal novidade de Moderm Warfare é o facto de a acção não se desenrolar durante a Segunda Guerra Mundial. Ao invés, a produtora optou, e bem, por criar um enredo fictício, que se centra na pretensão de forças separatistas destabilizarem o mundo, liderado por um russo chamado Imran Zakaev. A acção, centrada no médio oriente, decorre numa realidade paralela, mas no tempo actual. Isto essencialmente significa que vamos utilizar armamento moderno, que traz algum ar fresco ao jogo.
Grafismo
O seu grafismo revela um ambiente de guerra que se vive no jogo, "sensação de real"...
Desde as explosões, às armas, aos veículos, às expressões faciais, tudo é credível como nunca o foi até hoje. Os reflexos da água e das armas são do que melhor existe. Os intervenientes movimentam-se de uma maneira bastante natural e a geometria dos cenários está muito à frente da restante concorrência. Os efeitos de partículas são um verdadeiro luxo e o uso da visão nocturna um regalo para os olhos. Por onde andamos temos sempre cenários ricos em conteúdo, e a sensação de realismo nunca nos abandona...
Jogabilidade
Nunca antes sentimos um tão grande nível de imersão em animados combates com o inimigo, e nunca passámos por experiências tão emocionantes. Momentos pré-definidos fazem-nos voltar atrás para salvar um piloto de helicóptero despenhado, transportar um companheiro às costas debaixo de fogo, rastejar por debaixo de carros, entre muitas outras coisas que não vale a pena revelar, é na pele de dois soldados, um americano e outro britânico, o jogador evolui por uma experiência de guerra que, embora verdadeiramente emocionante, é também curta no modo a solo. Um jogador médio precisará não mais de seis ou sete horas úteis de jogo para o completar, enquanto os mais experientes se ficarão por pouco mais de cinco. Graficamente, pode dizerse, com certeza, que dificilmente encontramos cenários de guerra e soldados tão bem reproduzidos.
Som
Neste capítulo nada a dizer. Das vozes, às armas, às explosões, aos veículos, aos efeitos de contexto, tudo foi realizado de forma exímia, sem qualquer tipo de falha. Contrariamente a outras propostas do género, a música raramente faz a sua aparição. Estamos perante um jogo de guerra onde o realismo impera sobre o resto. Isso significa que salvo em algumas situações, o que nós ouvimos são balas a voar, explosões, estilhaços, vozes dos camaradas e dos inimigos (sempre na sua língua materna) e comunicações. Não se esqueçam que CoD4 se passa na actualidade e hoje em dia tudo se faz em permanente contacto com a base. Os vários sotaques e línguas estão muito bem implementados, prova que por este departamento nada foi deixado ao acaso.
Análise WinZone-TIC
Gráficos 9,8
Som 9,6
Jogabilidade 9.6
Longevidade 9.2
Multyplayer 9.8
Total 9.6
Pós
Grafismo
Som
Multyplayer
Contras